Como diferenciar taça de vinho de cristal e de vidro?

Como diferenciar taça de vinho de cristal e de vidro? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os iniciantes da degustação, pois apreciar o vinho envolve uma série de fatores, desde o ano da safra, qualidade, decantadores, até as taças utilizadas para servir a bebida, entre outros. 

Um fator importante é que os apreciadores e entusiastas do vinho prestam muita atenção ao tipo de copo usado para servir a bebida, pois a taça também é um dos detalhes que ajudam a melhorar o sabor, realçar as características e a aparência do vinho, principalmente, quando se trata da taça de cristal. 

Diferença entre a taça de vinho de cristal e de vidro

Praticamente o processo de fabricação de taças de vinho, seja de vidro ou cristal, é o mesmo. Ou seja, ambas diferem apenas em sua composição, levando a uma maior distinção no resultado final. Hoje em dia, os vidros típicos são feitos de areia de sílica, soda e cinzas de cal.

Para fazer a taça de vinho de cristal, pelo menos 24% de óxido de chumbo deve ser adicionado à mistura convencional utilizada para fabricar vidro, resultando na produção do vidro de chumbo, ou o que conhecemos como “cristal”.

O vidro de soda-cal é geralmente usado para criar garrafas, outros copos e janelas. É forte, menos refinado e possui uma superfície não reativa que o torna seguro para alimentos e bebidas. Por outro lado, o cristal tem a capacidade de ser forte e bonito. Normalmente, aqueles copos de vinho que são chiques e têm detalhes finos são feitos de vidro de cristal. 

À primeira vista, pode ser difícil saber qual a diferença entre vidro e cristal, especialmente se você não souber o que procurar.  Por isso, compilamos algumas dicas para que saiba como identificar a taça de vinho cristal:

Design

Uma maneira fácil de detectar se um item é feito de vidro de cristal é se ele possui desenhos, facetas e características intrincadas esculpidas em sua superfície. Embora alguns copos feitos de vidro comum também tenham desenhos, os mesmos não são tão evidentes e refinados como os da taça de vinho de cristal.

Espessura

Algumas taças de cristal não têm desenhos, então como saber se é realmente cristal? Pegue uma taça de vinho e examine sua espessura. Se você sentir que é bastante espesso, então é apenas vidro comum, o qual é feito com maior espessura para prolongar sua durabilidade. 

Um copo de cristal tende a ser mais fino porque a presença de chumbo na mistura permite aquecê-lo a uma temperatura mais baixa para obter um resultado mais fino. 

Som

Um dos sons mais satisfatórios que você já ouviu é o tilintar de taças de vinho. Se você ouvir atentamente um barulho agudo, prolongado e agradável ao bater a unha no mesmo, então é cristal. 

As taças de vinho de vidro terão apenas um tilintar curto e um tanto maçante. Outra maneira de testar o som é esfregando levemente o dedo indicador molhado ao longo da borda do copo. Ambos os tipos podem produzir um som, mas se for preciso menos pressão para fazer um bom som, então é cristal.

Peso

Devido ao chumbo presente em sua composição, as taças de vinho de cristal são mais pesadas do que as de vidro. Portanto, se a taça for mais leve, a mesma não é de cristal. 

Aparência

As taças de vinho normais podem ser transparentes à primeira vista, mas quando você a coloca ao lado de uma taça de cristal, percebe que ela tem uma aparência mais opaca. Por causa do teor de chumbo dos copos de vinho de cristal, ele é capaz de refratar a luz, fazendo com que brilhe mais. 

Tente segurar uma taça de vinho na luz, se você vir um prisma com as cores do arco-íris, é cristal, se não, é apenas vidro comum.

Clareza

Uma das vantagens que as taças de cristal têm sobre as de vidro é sua clareza. As taças de cristal são muito mais claras do que as normais e, portanto, proporcionam uma melhor exibição das cores verdadeiras do vinho. 

Esses são os principais aspectos que o ajudarão a distinguir uma taça de cristal de uma taça de vidro.