Decoração infantil: criando espaços divertidos para o quarto das crianças

Transforme o quarto dos pequenos em um lugar mágico que dá asas à imaginação e garante muito conforto

Deixar o quarto das crianças divertido e organizado com a decoração é possível, mas os pais e responsáveis precisam estar abertos a fugir um pouco do tradicional. Afinal, se os adultos podem ter espaços pensados exclusivamente para eles, por que não oferecer o mesmo aos pequenos e estimular a criatividade deles?

Trabalhar essa decoração vai exigir um bom estudo de gastos e do orçamento, tanto que um desconto Casas Bahia, por exemplo, pode ajudar com os custos dos itens mais caros, como os móveis do quarto. Para se inspirar ao criar um espaço divertido para as crianças, confira as dicas a seguir.

Invista no papel de parede

Se a ideia é atualizar a decoração do quarto conforme a criança cresce, vale pensar em investir no papel de parede. É mais fácil de trocar e a estampa pode condizer com o que foi escolhido para cada fase.

Outra dica é escolher uma cor que agrade à criança e colocar o papel de parede como forma de separar as áreas. Por exemplo, vai montar uma área de leitura e estudos? Aposte em um modelo que remeta a esse momento.

Opte pelos móveis funcionais

Móveis funcionais são práticos pela possibilidade de cumprir mais de uma função. Além disso, podem fazer parte da decoração e dar um toque divertido ao quarto infantil.

Entre as opções estão camas elevadas, camas com escorregador, cama baú e até uma estante com escrivaninha dobrável. Sempre que a criança for desenhar ou fazer atividades escolares, basta puxar a mesa e se divertir.

Monte um espaço da criatividade

Desde pequenas, as crianças devem ser incentivadas a expressar sua criatividade. Isso significa que é indicado pensar em um espaço onde possam criar livremente e se mantenham longe de riscar as paredes da casa. Duas soluções são interessantes e prometem ser parte da decoração. 

A primeira delas é, pertinho do canto dos estudos, fazer uma parede ou trecho dela com tinta lousa. Depois é só entregar giz e deixar o pequeno desenhar ou escrever à vontade. A segunda é deixar na escrivaninha muitos papéis e outros itens para desenhar, pintar e escrever — inclusive, não ignore o papel colorido.

Faça um cantinho da leitura

Incentive seus filhos a lerem desde pequenos, antes mesmo de serem alfabetizados. Para isso, monte um cantinho da leitura no quarto, com uma estante cheia de livros e gibis. O ideal é que o espaço tenha um toque lúdico, com imagens que remetem a personagens conhecidos, como a Turma da Mônica.

Se for uma criança mais velha, vale fazer a decoração nessa parte com um papel de parede que lembra gibis e outras histórias em quadrinhos infantis. Esse espaço pode ficar ao lado de uma mesinha para estudos ou ter um pufe para a criança se acomodar e ler ou folhear os livros à vontade.

Tenha um item divisor de ambientes

Para marcar a divisão entre o espaço de brincar e a cama, é válido pensar em um item que se destaque. Pode ser um tapete colorido ou um móvel, desde que não atrapalhe a circulação.

Uma dica interessante é colocar um tapete felpudo próximo à área da cama, indicando descanso e relaxamento. Já na área dos brinquedos, coloque algo mais colorido e com desenho de personagens.

Inclua elementos interativos na decoração

Tecnologia e interatividade também podem estar presentes no quarto infantil. Uma dica muito prática é colocar uma lâmpada LED que muda de cor. Além de, durante a noite, ajudar a acalmar a criança e preparar para o sono, durante o dia pode ajudar a aprender as cores.

Em uma brincadeira ou exercício, os pais podem ensinar a criança a mexer no controle da lâmpada e dizer qual é aquela cor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 − 1 =