Como desentupir cano de água pluvial?

Quando se fala de cano de água pluvial, está se referindo aos canos das águas das chuvas. Em decorrência disso, é importante saber como desentupir cano de água pluvial

Esse encanamento é responsável pela coleta da água vindo das chuvas. Dessa forma, devido às chuvas mais fortes e outros fatores que se destacam mais, esses canos entopem e causam vários problemas que não são nem um pouco favoráveis. 

Outras notícias

Por que o cano de água pluvial entope? 

Tem se como um dos principais motivos do entupimento do cano de água pluvial, os excessos de sujeiras trazidas das chuvas, que se acumulam na tubulação ocasionando o entupimento do cano. 

Além disso, a falta de manutenção é um fator que também influencia no entupimento do cano de água pluvial, pois não tem o devido cuidado necessário. 

Problemas ocasionados pelo entupimento de cano de água pluvial 

As redes de esgotos e as pluviais quando misturadas podem ocasionar muitos problemas. Essa junção ocorre por meio do entupimento do cano de água pluvial. 

Para que não aconteça esse tipo de acontecimento, os habitantes e visitantes do local devem se conscientizar, ademais a isso deve se ter as manutenções periódicas. Ter uma frequente limpeza nas redes, auxilia para que não haja entupimentos por galhos, folhas de árvore, sobras alimentares e entre outros. 

O entupimento ocasiona inundações, que podem causar destruição de materiais, até mesmo provocar óbitos. Além disso, o entupimento deste pode ocasionar deslizamentos. 

Ainda mais, quando há a mistura de chuva com o esgoto, os moradores da região começam a ter contato com dejetos que trazem várias doenças. As possíveis doenças que podem ocorrer com o contato da água contaminada são: leptospirose, cólera, febre tifóide, hepatite A, além de diarréias ocasionadas bactérias e parasitas. 

Além de causar problemas à saúde, a contaminação dessas águas ocasiona problemas ao meio ambiente. Isso acontece, porque essas águas contaminam o solo e aquíferos subterrâneos. Ademais, os rios e mares também são contaminados, trazendo mais uma vez problemas às pessoas, pois há utilização dessas águas para se banharem, irrigar plantas e outros fins. 

O forte odor, outro malefício do entupimento. Tendo ainda mais o surgimento de animais como mosquitos, baratas, ratos e entre outros. Contudo, é claro a percepção de que é extremamente necessário todo cuidado e manutenção. 

Como solucionar e prevenir o problema? 

Para prevenir o entupimento do cano de água pluvial, é necessário saber como desentupir cano de água pluvial. Primeiramente é muito importante que se tenha manutenções periódicas, mas há algumas maneiras de se evitar, são essas: 

  • Instalação de uma caixa de gordura, algo que irá acontecer a limpeza e manutenção; 
  • Separação adequada da rede de esgoto com a rede de água pluvial; 
  • Direcionar as quantidades de águas das chuvas que vem das calhas, telhados e ralos; 
  • Sempre garantir a limpeza das áreas externas e calçadas. 

Acima de tudo, o entupimento do cano de água pluvial pode acontecer devido a grande quantidade de chuva, que leva muita sujeira para o encanamento. Se o problema já tiver sido descoberto, deve-se em primeiro lugar entrar em contato com uma desentupidora. Essa, é especialista no assunto e saberá a medida certa a ser tomada. 

Entrar em contato com uma empresa especializada é a melhor opção, porque o encanamento das águas pluviais é mais complicado, exigindo muitas das vezes equipamentos e técnicas específicas. O hidrojateamento é o que usa ser a solução mais propícia e que leva aos melhores resultados, tendo um menor valor.   

O hidrojateamento consiste na utilização de jatos de água com grande pressão que ocasiona a remoção da obstrução existente na tubulação, desentupindo assim o cano de água pluvial. 

Deixe seu comentário, se gostou ou já utilizou as dicas dadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.