Frio pode causar dor nos dentes: entenda mais sobre
As opiniões estão sempre divididas quando se trata de discutir o que é melhor frio ou quente. No entanto, para pessoas com alta sensibilidade nos dentes, que às vezes descobrem no momento de realizar um clareamento dos dentes, as dores de dentes aumentam com o tempo gelado, o que é um pouco mais complicado para elas.
Essa sensibilidade os impede de bocejar normalmente, e eles sentem algum desconforto nos dentes. Por isso, o paciente com essa sensibilidade acaba tendo diversos momentos de dores no frio.
Como tal, o inverno está aí, e muitas pessoas com esses problemas estão passando por uma fase ruim da temporada justamente porque não conseguem nem abrir a boca, e não há vento frio passando entre os dentes, causando desconforto.
Não é à toa que alguns pacientes utilizam a lente de contato dental para evitar que o ar gelado penetre nos dentes sensíveis.
Principais causas da sensibilidade dentária
Se você é uma daquelas pessoas com alta sensibilidade dentária, a conduta mais recomendada é procurar imediatamente o dentista mais próximo para que ele possa fazer um diagnóstico completo e entender a causa dessa sensibilidade.
Além disso, no dentista, você pode saber quanto custa um implante dentário, reparando possíveis perdas dentárias, independentemente da causa.
A principal causa da sensibilidade é que o dente expõe a dentina, que é a parte mais interna do dente.
A dentina é um tecido mais duro que o osso que fica abaixo das camadas de esmalte e cemento. Quando seus dentes estão um pouco sensíveis, significa que algo está afetando a camada de esmalte, deixando a dentina exposta.
Por ter uma grande quantidade de polpa, a inervação da dentina é muito forte, por isso ela responde a qualquer estímulo, como temperaturas extremas. Inclusive o resultado do implante dentário antes e depois podem ajudar a fortalecer os dentes.
Agora que está claro qual parte está causando a sensibilidade dentária, é importante entender as principais causas da dor de dente e, em seguida, entender as formas de evitar que o problema aconteça ou tratá-lo de forma eficaz.
- Escovando muito forte
Muitas pessoas pensam que a potência é mais importante do que a técnica na escovação, o que é muito errado.
Muita força pode eventualmente desgastar os dentes, fazer com que o esmalte se deteriore e até manchar os dentes, sendo necessário realizar e aproveitar os resultados do clareamento dental antes e depois.
- Falta de escovação
Assim como escovar com muita força é ruim para os dentes, não escovar pode ser pior porque deixa a boca aberta para bactérias que podem atacar os dentes.
O resultado é o aparecimento de cáries ou outras doenças que causam problemas bucais.
- Comer alimentos ácidos
A alimentação também é importante para a saúde bucal, pois existem vários alimentos que podem ser prejudiciais à boca se consumidos em excesso.
Por exemplo, refrigerantes são bebidas altamente ácidas que podem danificar todas as camadas do dente, resultando em dentina exposta.
Outros problemas menos comuns que também interferem na dentina são:
- O aparecimento de cáries;
- Uso inadequado do fio dental;
- Dentes quebrados;
- O clareamento dental é ineficaz.
Independentemente disso, você deve visitar seu dentista regularmente para evitar não apenas cáries e sensibilidade, mas também doenças bucais mais graves.
Como prevenir a sensibilidade dentária
Agora que está claro como a sensibilidade dentária é adquirida, é importante que você saiba a melhor forma de evitar que isso aconteça, além de saber como tratá-la adequadamente.
Como mencionado, o clareamento dos dentes pode ser uma das razões para a exposição da dentina, especialmente se você estiver fazendo isso com um profissional menos seguro.
O mais recomendado é escovar os dentes, pelo menos 3 vezes ao dia, de forma não muito difícil, mas com habilidade e técnica para que a dentina não fique exposta e o esmalte não fique exposto. E se você utilizar alinhadores invisíveis, é importante redobrar a atenção.
Quando se trata de comida, não é que você não deva parar de comer o que gosta, mas há muitos alimentos e bebidas que podem prejudicar a boca se consumidos em excesso.
Dessa forma, procure ter uma alimentação balanceada, que não seja tão ruim para os dentes, mas você pode aproveitar o que quiser.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.